Federação Goiana de Futebol

NOTÍCIA

O futebol mato-grossense chega à Série A pela 1ª vez





O Cuiabá coloca o futebol mato-grossense na Série A do Campeonato Brasileiro pela 1ª vez, tornando-se o 3º time a ascender da Série B/2020 para a Série A/2021.

 
Momentos antes de entrar em campo em casa pela penúltima rodada da competição diante do Sampaio Correa, o acesso já estava concretizado, com uma rodada de antecedência, em função do tropeço do concorrente CSA que não passou do empate em 1x1 em casa frente ao Brasil de Pelotas. Aí a derrota por 3x1 para a equipe maranhense não trouxe nenhum contra tempo.
 
 
Assim, o Cuiabá é o 5º time da região Centro-Oeste do país a chegar na elite do Campeonato Brasileiro, a partir de 1988, passando a fazer companhia neste seleto grupo aos nossos goianos Goiás e Atlético e aos candangos Gama e Brasiliense.
 
 
Agora passam a ser 15 os Estados brasileiros mais o Distrito Federal a contar com representantes na divisão principal da competição. Além de GO e MT no Centro-Oeste, os três sulistas, RS, SC e PR, os quatro do sudeste, SP, RJ, MG e ES, cinco nordestinos, CE, RN, AL, PE e BA, completando o PA da região norte.
 
 
Das cinco equipes da região Centro-Oeste apenas o Gama não fez parte da era dos pontos corridos a partir de 2003, assim como apenas o ES dentre os Estados presentes na elite.
 
 
O time cuiabano ao longo das 37 rodadas necessárias para alcançar o inédito acesso, figurou em nove delas na liderança da competição e em 28 na seleta faixa do acesso.
 
 
O Cuiabá saltou da Série D para a Série A ao longo dos exatos dez anos da 2ª década deste Século 21, assim discriminados: da Série D/2011 para a Série C/2012, juntamente com Tupi (MG), Santa Cruz (PE) e Oeste (SP), da Série C/2018 para a Série B/2019, ao lado de Operário (PR), Botafogo (SP) e Bragantino (SP) e agora na sua 2ª temporada na Série B, em 2020, chega ao topo da Série A em 2021.
 
 
 
O quadro de acesso/descenso no Campeonato Brasileiro de 2020 está assim:
 
 
Acessos da Série B para a Série A: Chapecoense (SC) – América (MG) – Cuiabá (MT). 
 
 
Rebaixados da Série B para a Série C: Botafogo (SP) – Oeste (SP).
 
 
Acessos da Série C para a Série B: Remo (PA) – Vila Nova (GO) – Londrina (PR) – Brusque (SC). 
 
 
Rebaixados da Série C para a Série D: Treze (PB) – São Bento (SP) – Boa Esporte (MG) – Imperatriz (MA).
 
 
Acessos da Série D para a Série C: Novorizontino (SP) – Altos (PI) – Mirassol (SP) – Floresta (CE).
 

Autor: Roberto Sampaio
Fonte: Coordenadoria Técnica



Mais Noticias

PARCEIROS
Federação Goiana de Futebol
2021 Federação Goiana de Futebol - Todos os Direitos Reservados
Edifício The Prime Tamandaré Office 22º Andar
Rua 5 nº 691 - Setor Oeste - Goiânia - GO CEP: 74.115-060.
Fone/Fax:
(62) 3218-2311 / 3218-2360 / 3920-9050