Federação Goiana de Futebol

NOTÍCIA

Conselho Técnico oficializa Goianão 2021





A reunião do Conselho Técnico do Goianão 2021 realizada nesta terça-feira, dia 15 de dezembro, no Hotel Hilton Garden Inn Goiânia no Setor Oeste em Goiânia, oficializou todos os aspectos inerentes a competição que será realizada do sábado, 27 de fevereiro, ao domingo, 23 de maio, totalizando 16 datas, contabilizando 13 finais de semana e três meios de semana.
 
 
O Goianão 2021 mantém o mesmo esqueleto em termos de sistema de disputa das duas edições anteriores, 2019 e 2020. A diferença é que na 1ª Fase, os jogos acontecem dentro dos respectivos grupos e não em grupo contra grupo. Foi a maneira encontrada para a diminuição de duas datas na fórmula, coincidindo com o total das 16 datas disponibilizadas pelo Calendário da CBF para os Estaduais em 2021. Em 2020 podia-se aproveitar duas datas vagas no Calendário quando de rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo que a pandemia do covid-19 também tratou de indispor.
 
 
Consequentemente a classificação para as Quartas de Final passa a ser dentro dos respectivos grupos, os quatro primeiros colocados de cada grupo assim como o rebaixamento para a Divisão de Acesso de 2022 também fica restrito a cada grupo, sendo rebaixado o 6º e último colocado de cada um dos dois grupos.
 
 
 
Sistema de disputa
 
A fórmula de disputa aprovada por unanimidade, quanto ao seu conteúdo, é a seguinte: na 1ª Fase as 12 equipes ficam divididas em dois grupos de seis times cada, jogando dentro dos respectivos grupos em turno e returno, 10 jogos para cada equipe, classificando-se os quatro primeiros colocados de cada grupo para as Quartas de Final enquanto o 6º e último colocado de cada grupo é rebaixado para a Divisão de Acesso de 2022.
 
 
A partir das Quartas de Final, jogos em ida e volta, daí definindo os quatro semifinalistas e na sequência os dois finalistas do Goianão 2021. 
 
 
Nas Quartas de Final os confrontos são 1º de A x 4º de B; 2º de A x 3º de B; 1º de B x 4º de A e 2º de B x 3º de A com o melhor colocado realizando a partida de volta como mandante enquanto nas semifinais através da classificação geral dos quatro semifinalistas, 1ª Fase + Quartas de Final, 1º x 4º e 2º x 3º, com o 1º e 2º colocados também realizando o jogo de volta como mandantes. A exemplo das cinco últimas edições do Goianão, empate em pontos e gols provoca decisão por pênaltis a partir das Quartas de Final.
 
 
 
Formação dos grupos 
 
 
Mantendo-se o mesmo procedimento que vem sendo utilizado nas edições anteriores, foi adotado o critério técnico, tomando por base a classificação final do Goianão 2019 mais os dois que ascenderam na Divisão de Acesso de 2019, diante do aspecto que o Goianão 2020 ainda está por se concluir.
 
 
Então formam o Grupo A, 1º, 4º, 5º, 8º, 9º e 12º desta classificação, respectivamente Atlético, Goiânia, Crac, Anapolina, Grêmio Anápolis e Anápolis enquanto o Grupo B é composto pelo 2º, 3º, 6º, 7º, 10º e 11º da classificação, respectivamente, Goiás, Vila Nova, Goianésia, Aparecidense, Iporá e Jaraguá.
 
 
Ao término da 1ª Fase do Goianão 2020 na quarta-feira, dia 27 de janeiro, o rebaixado 11º colocado será automaticamente substituído pela Jataiense, campeã da Divisão de Acesso de 2020 ao passo que o rebaixado 12º colocado será automaticamente substituído pelo Itumbiara, vice-campeão da Divisão de Acesso de 2020 na composição dos grupos. 
  
 
 
Condição de jogo
 
Para a 1ª Rodada do Goianão 2021 terão condição de jogo os atletas cujos nomes forem publicados no BID da CBF até a sexta-feira, dia 26 de fevereiro. O último dia útil anterior ao da 3ª Rodada do 2º Turno, 8ª Rodada geral da 1ª Fase, será o prazo limite para os jogadores ganharem condição de jogo para o Campeonato, porém, exclusivamente para as Quartas de Final, cada time poderá inscrever até mais dois atletas para ganhar condição de jogo até o dia útil anterior ao do início da mesma.
 
 
 
Locais dos clássicos goianienses
 
Os clássicos goianienses poderão ser realizados nos Estádios não neutros.
 
 
  
Árbitro de vídeo
 
Poderá ser solicitado com a devida antecedência com as despesas custeadas pelo solicitante. 
 
 
 
Protocolo sanitário 
 
Será adotado e cumprido à risca, tal qual aconteceu nas competições realizadas pela FGF pós surgimento da pandemia, como a Divisão de Acesso e os Torneios FGF Sub-20 e Sub-17.
 

 


Autor: Roberto Sampaio
Fonte: Coordenadoria Técnica



Mais Noticias

PARCEIROS
Federação Goiana de Futebol
2021 Federação Goiana de Futebol - Todos os Direitos Reservados
Edifício The Prime Tamandaré Office 22º Andar
Rua 5 nº 691 - Setor Oeste - Goiânia - GO CEP: 74.115-060.
Fone/Fax:
(62) 3218-2311 / 3218-2360 / 3920-9050