Federação Goiana de Futebol

NOTÍCIA

Santa Cruz, Náutico e ABC são rebaixados de uma vez só da Série B/2017 para a Série C/2018





A vitória do Guarani por 2x1 sobre o CRB em casa no fechamento da 16ª Rodada do 2º Turno, a 35ª Geral do Brasileiro da Série B/2017 neste sábado, dia 11 de novembro, decretou de uma vez só o tríplice rebaixamento de Santa Cruz, Náutico e ABC para a Série C/2018, um trio de times nordestinos, com três rodadas de antecedência.
 
 
Nesta rodada, antes, o ABC venceu em casa, de virada, o Criciúma por 3x1, porém manteve-se na lanterna da competição, o ante lanterna Náutico foi derrotado em casa pelo Londrina por 2x1 e o Santa Cruz, ante penúltimo colocado perdeu fora de casa para o Boa Esporte por 4x2.
 
 
Curiosamente, deste trio, no ano passado, o Santa Cruz estava na Série A, o Náutico na própria Série B e o ABC na Série C.
 
 
O Santa Cruz parece predestinado a fazer um roteiro Série A/Série D e vice-versa. 
 
 
Em 2005 alcançou acesso à Série A juntamente com o Grêmio (RS). A partir daí, em sucessivos rebaixamentos despencou até a Série D, da A para a B em 2006, como lanterna, ao lado de Ponte Preta (SP), Fortaleza (CE) e São Caetano (SP), da B para a C em 2007 juntamente com Paulista (SP), Remo (PA) e Ituano (SP) e da C para a D em 2008 ao não conseguir classificação para permanecer na C.
 
 
Então iniciou o agradável caminho de volta à Série A, com sucessivos acessos, da D para a C em 2011 com Tupi (MG), Cuiabá (MT) e Oeste (SP), da C para a B em 2013, como campeão, juntamente com Sampaio Correa (MA), Luverdense (MT) e Vila Nova e da B para a A em 2015 ao lado de Botafogo (RJ), Vitória (BA) e América (MG).
 
 
E, por incrível que pareça, novo caminho ladeira abaixo está em percurso, com dois rebaixamentos consecutivos, da A para a B no ano passado juntamente com Internacional (RS), Figueirense (SC) e América (MG) e agora da B para a C.
 
 
O Náutico esteve na Série A pela última vez em 2013, quando foi rebaixado à Série B, como lanterna, ao lado de Portuguesa (SP), Vasco (RJ) e Ponte Preta (SP). Quatro anos seguidos na B e agora o rebaixamento para a Série C, onde figurou pela última vez ainda no século passado, em 1999, tendo reingressado na Série B em 2001, beneficiado por uma reformulação no Campeonato Brasileiro, ou seja, fora do campo, administrativamente.
 
 
O ABC após 5 anos na Série B, de 2011 a 2015, foi rebaixado à Série C, ao lado de Macaé (RJ), Boa Esporte (MG) e Mogi Mirim (SP), retornando de imediato à Série B no ano passado juntamente com Boa Esporte (MG), Guarani (SP) e Juventude (RS), e também de imediato, está de volta à Série C.
 
 
 
O quadro de acesso/descenso no Campeonato Brasileiro de 2017 está assim:
 
 
 
Acesso da Série B para a Série A: América (MG).
 
 
Rebaixados da Série B para a Série C: Santa Cruz (PE) – Náutico (PE) – ABC (RN).
 
 
Acessos da Série C para a Série B: CSA (AL) – Fortaleza (CE) – Sampaio Correa (MA) – São Bento (SP).
 
 
Rebaixados da Série C para a Série D: Moto Club (MA) – Macaé (RJ) – Mogi Mirim (SP) – ASA (AL).
 
 
Acessos da Série D para a Série C: Operário (PR) – Globo (RN) – Atlético Acreano (AC) – Juazeirense (BA).
 

 


Autor: Roberto Sampaio
Fonte: Coordenadoria Técnica



Mais Noticias

PARCEIROS
Federação Goiana de Futebol
2017 Federação Goiana de Futebol - Todos os Direitos Reservados
Ala Sul - Estádio Serra Dourada - Jd. Goiás - Goiânia - GO CEP: 74805-100.
Fone/Fax:
(62) 3218-2311 (62)3218-2360
Inédita Propaganda