Federação Goiana de Futebol

NOTÍCIA

Conselho Técnico define Goianão 2018





O Conselho Técnico do Goianão 2018 definiu as condições de disputa da competição. A reunião foi realizada no AlphaPark Hotel, em Goiânia, com a participação do Presidente da Federação Goiana de Futebol (FGF), André Pitta, e representantes dos dez clubes participantes: Anápolis, Anapolina, Aparecidense, Atlético, Goiás, Grêmio Anápolis, Iporá, Itumbiara, Rio Verde e Vila Nova.
 
 
A competição terá início dia 17 de janeiro, quarta-feira, e término dia 8 de abril, domingo. Serão realizados 76 jogos ao todo, em 19 datas. A fórmula do Campeonato Goiano será mantida para o ano de 2018. Os clubes ficam divididos em dois grupos na 1ª Fase. Os times enfrentam os integrantes do grupo oposto em dois turnos, com jogos dentro e fora de casa e mais um turno, em que as equipes enfrentam os oponentes do seu próprio grupo, uma única vez.
 
 
O critério de divisão dos grupos seguiu critérios técnicos, de acordo com o desempenho dos clubes no Goianão 2017. O Grupo A será formado pelo campeão, 4º colocado, 5º colocado, 8º colocado e vice-campeão da Divisão de Acesso, portanto, Goiás, Atlético, Iporá, Rio Verde e Anapolina; o Grupo B terá o vice-campeão, 3º colocado, 6º colocado, 7º colocado e campeão da Divisão de Acesso, portanto, Vila Nova, Aparecidense, Itumbiara, Anápolis e Grêmio Anápolis.  
 
 
O primeiro colocado de cada grupo se classifica para a Fase Semifinal, juntamente com os dois outros clubes melhores colocados entre todos os participantes, independentemente de grupo. Os confrontos da Semifinal ocorrem em jogos de ida e volta entre o detentor da melhor campanha contra o clube de 4ª melhor campanha na primeira fase e 2ª campanha x 3ª campanha, independentemente da posição no grupo. 
 
 
O clube de melhor campanha na 1ª Fase tem a vantagem de decidir a segunda partida com mando de campo. Em caso de igualdade de pontos e gols, a classificação à Final será decidida nos pênaltis. A Final será realizada em jogos de ida e volta, em que a equipe com melhor campanha em todas as fases da competição terá a vantagem do mando de campo na segunda partida. Em caso de igualdade de pntos e gols, o campeão será conhecido nos pênaltis.
 
 
Serão rebaixados para a Divisão de Acesso em 2018 os dois clubes de pior campanha entre os dez participantes, independentemente do grupo em que estejam. Os três primeiros colocados, ao término da competição, garantem vaga na Copa do Brasil em 2019. Os três melhores clubes colocados garantem vaga no Campeonato Brasileiro Série D de 2019, desconsiderando Atlético, Goiás e Vila Nova, que já possuem vaga nas outras Séries.  
 
 
No Conselho Técnico ficou definido que os clubes têm até 10 de janeiro para a entrega dos Laudos de segurança da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Vistoria de Engenharia, para que seus respectivos Estádios tenham condições de receber jogos.
 
 
A renda de todas as partidas será do mandante, mesmo em confrontos entre clubes da mesma cidade.
 
 
A Tabela do Goianão 2018 será divulgada dia 17 de novembro de 2017.
 
 
Atletas
 
 
A data limite de protocolo do contrato dos atletas junto à FGF para atuação na 1ª Rodada do Goianão 2018 será dia 11 de janeiro, quinta-feira. Para ganharem condição de jogo para as partidas os atletas devem constar no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) até o último dia útil antes da partida. 
 
 
Os clubes terão até o início do 3º Turno da 1ª Fase da competição para a inscrição de jogadores para atuação no Goianão 2018, conforme a tabela da competição. Em todas as partidas devem ter no mínimo quatro jogadores com idade limite de até 22 anos, nascidos a partir de 1º de janeiro de 1996, entre os relacionados no boletim de jogo de cada time.
 
 
Goianão 2019
 
 
Por unanimidade os clubes definiram que a partir de 2019 o Goianão será disputado por 12 clubes, dois a mais do que a quantidade adotada desde 2010. A proposta foi feita pelo Presidente da Aparecidense, Wilson Queiroz Filho. Para se chegar à esse número, ficou definido que quatro clubes serão promovidos da Divisão de Acesso em 2018.   
 
 
Além do Presidente da FGF, André Pitta, compuseram a mesa da reunião o vice-presidente da FGF, Ronei Freitas, o Coordenador Técnico da FGF, Roberto Sampaio, e o Presidente do Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado de Goiás (SINAPEGO), Marçal Filho. Pelos clubes, participaram os seguintes representantes:  
 
Anápolis – José Paulo Tinazo
Anapolina – Paulo Nelli
Grêmio Anápolis – Raimundo Silva
Atlético – Júnior Mortoza
Goiás – Marcelo Almeida
Vila Nova – Ecival Martins 
Aparecidense – Wilson Quieroz Filho
Itumbiara – Raul Jota Santos
Iporá – Valdivino Pains
Rio Verde – Wolney Marques
 
 
 
 
 
 
Fotos: Solimar Oliveira
 

 


Autor: Ítalo Ramalho
Fonte: Assessoria de Comunicação



Mais Noticias

PARCEIROS
Federação Goiana de Futebol
2017 Federação Goiana de Futebol - Todos os Direitos Reservados
Ala Sul - Estádio Serra Dourada - Jd. Goiás - Goiânia - GO CEP: 74805-100.
Fone/Fax:
(62) 3218-2311 (62)3218-2360
Inédita Propaganda